cuidados da cirurgia plástica no verão

Verão chegando! É hora de ver os cuidados da cirurgia plástica nessa estação

O verão está chegando… Considerada a estação mais esperada do ano pela maioria das pessoas pelo clima de leveza, sol e mais disposição que proporciona, hoje também é um dos períodos de grande procura pelas cirurgias plásticas, já que muitas pessoas estão de férias e aproveitam a oportunidade longe do trabalho para cuidarem do pós-operatório.

Mas, diferente do inverno – estação mais propícia para os procedimentos estéticos, principalmente, pela baixa incidência de raios solares e pelo fato das pessoas permanecerem mais em casa, facilitando o repouso -, no verão é preciso ter cuidados especiais após a cirurgia plástica.

Justamente por isso, é muito comum alguns pacientes associarem o calor do verão com inchaço e má cicatrização pós-cirurgia, mas isso não é verdade! Não há diferença no processo de cicatrização durante o inverno ou verão.

O que acontece é que em ambas as estações é preciso seguir as orientações para um pós-operatório de sucesso.   

Dr. Geyson, porque no verão os cuidados após a cirurgia plástica devem ser maiores?

É que os meses de calor são caracterizados pela forte presença do sol, pelas viagens à praia e pela diversão nas piscinas, o que requer atenção especial do paciente no pós-operatório para a perfeita regeneração da pele e resultado satisfatório da cirurgia.

cuidados da cirurgia plástica no verão

E quais seriam esses cuidados especiais?

Entre eles, é preciso se proteger do sol. Embora extremamente benéfico para a saúde – desde que se respeite os horários certos e o tempo limite de exposição -, o sol é um dos inimigos número 1 do pós-operatório.

É que os raios ultravioletas prejudicam o processo de cicatrização, causando pigmentação nos tecidos regenerados, o que deixa a cicatriz escurecida e bem mais visível. Portanto, minha dica é: respeite as indicações médicas em relação ao tempo de espera para se expor novamente ao sol.

Mas Dr. Geyson, qual seria esse tempo de espera para a exposição ao sol?

A depender do tipo de procedimento cirúrgico, pode variar o tempo de resguardo da paciente, mas em média, o recomendado é aguardar pelo menos 30 dias após a cirurgia. Além disso, é muito importante o uso de protetor solar no local da cirurgia – preferencialmente com um FPS acima de 30 – e também a proteção da região com roupas leves.

Entendi, mas entrar no mar ou na piscina está liberado?

Não. Durante sua recuperação, evite praias e piscinas, pois elas também podem oferecer ambientes propícios ao surgimento de infecções bacterianas ou fúngicas para quem ainda está se recuperando da cirurgia.

E como fica o uso de acessórios, como as cintas? É preciso usá-los no verão também?

Sim, independente da estação do ano que você faça a cirurgia plástica. Algumas cirurgias plásticas, como mamoplastia de aumento e lipoaspiração, necessitam de acessórios para a recuperação adequada da paciente.

Os sutiãs e as cintas pós-cirúrgicas, por exemplo, auxiliam na regeneração dos tecidos da pele, proporcionando agilidade nos resultados do procedimento cirúrgico.

No verão, claro, é um pouco mais desconfortável utilizar os acessórios por conta do calor e da transpiração. No entanto, o uso dos sutiãs e das cintas é indispensável para o resultado completo e efetivo do procedimento cirúrgico, sendo necessário o uso de acordo com o tempo recomendado.

Além dessas dicas, recomendo que você também redobre a atenção com sua hidratação. Isso porque, naturalmente, o corpo, após um procedimento cirúrgico, necessita de muita água. Além disso, durante o calor dos meses mais quentes, é normal a perda de líquidos por conta da transpiração.

Sendo assim, ingira pelo menos, 3 litros de água por dia, principalmente nos primeiros dias após o procedimento cirúrgico.

cuidados da cirurgia plástica no verão

Por fim, antes de realizar qualquer procedimento ou cirurgia plástica, é essencial conhecer um médico de confiança cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Dessa forma, os procedimentos serão realizados de forma muito mais segura e assertiva.

Gostou das informações?

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto: Cirurgia Plástica no verão Agende a sua avaliação comigo clicando aqui

E aproveite para seguir me seguir nas redes sociais, clicando aqui, e ficar por dentro das novidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de participar?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.