Mamoplastia: confira o que é e as principais dúvidas sobre a relação dela com a maternidade

A mamoplastia é um tipo de cirurgia plástica relacionada à alteração das mamas, tornando-as mais simétricas e harmoniosas.

Com propósitos diversos – como saúde e, principalmente, estética – é uma das cirurgias mais procuradas no Brasil, pela influência que a mesma possui na autoestima das mulheres.  Por isso, resolvemos fazer em nossa página uma série especial sobre esse tema. Confira nosso conteúdo aqui.

Apesar do implante de prótese para aumento da mama ser o mais conhecido, existem mamoplastias para finalidades diferentes. Vamos conferir quais são elas?

mamoplastia

TIPOS DE MAMOPLASTIA

• Mamoplastia de aumento
A mamoplastia de aumento visa aumentar os seios através do implante de silicone. Para que o resultado seja positivo, a prótese escolhida deve garantir firmeza, formato e aparência natural da mama.

• Mamoplastia redutora
Essa tem o objetivo contrário, de reduzir o tamanho das mamas. Normalmente as mulheres que possuem seios grandes costumam se queixar de dores nas costas e cansaço, por isso optam por reduzi-los. Em alguns casos, se faz necessária a colocação de uma prótese para melhor resultado final.

• Mamoplastia reparadora
A mamoplastia reparadora também pode ser classificada como mastoplastia. Ela serve para reparar imperfeições como assimetrias mamárias, diminuição da auréola, entre outros.

• Mamoplastia reconstrutora
Após passar por uma mastectomia – remoção parcial ou integral da mama, normalmente em função de um câncer – as mulheres buscam a mamoplastia reconstrutora, a fim de reconstituir a mama utilizando tecido local ou de outras regiões do corpo (além da prótese de silicone).

Agora que conhecemos os diferentes tipos de mamoplastia, o Dr. Geyson Sarmento irá explicar a relação com a maternidade e responder as perguntas mais frequentes. Confira:

MAMOPLASTIA X MATERNIDADE

Hastalıklara Karşı En Güçlü Kalkan Bağışıklık Sistemi | İlk Adımlarım

A maternidade é um dos momentos marcantes da vida da mulher. Entretanto, essa fase desperta diversos sentimentos em função das alterações hormonais, como por exemplo a insegurança em relação ao corpo.

Ansiosas para ter o corpo que tinham antes da gestação, as mães vão em busca de tratamentos estéticos cirúrgicos a fim de agilizar o processo – e o de correção de mamas é um dos mais procurados. Saiba quais são as principais dúvidas:

  • Posso ter filhos após a mamoplastia?
    “Sim, pode. Se você possui mamas pequenas, flácidas ou caídas antes de ter filhos, você pode realizar a cirurgia normalmente”.
  • Mas eu poderei amamentar meu filho com o implante de silicone?
    “A maioria das pacientes consegue amamentar normalmente. É possível que exista alguma dificuldade ou redução na produção de leite, porém são casos mais raros”.
  • Quanto tempo após a amamentação eu poderei realizar a mamoplastia?
    “É recomendado no mínimo 6 meses após o fim da amamentação. Isso acontece porque, logo após a amamentação, a mulher está com muitos hormônios e os seios ainda podem produzir um pouco de leite, gerando uma infecção. Então, esperar 6 meses é a forma mais segura”.
  • Minhas mamas podem cair após a amamentação?
    “O corpo de toda mulher com o passar do tempo possui a tendência de queda e flacidez, e isso é natural. Então é possível que a mama venha a cair após a maternidade? Sim, é possível.A recomendação é que se você tem o objetivo de ter filhos a curto prazo, opte pela mamoplastia após a maternidade. Porém, se é um objetivo a médio ou longo prazo, não há necessidade de esperar para realizar o seu sonho e ter seios mais bonitos”.

Vale ressaltar que, embora a autoestima da mulher seja importante, os primeiros meses com o bebê são fundamentais para a relação mãe-filho, e que a cirurgia deve ser feita em um momento que seja melhor para ambos. 😉

Quer saber mais sobre mamoplastia? Continuaremos com o nosso tema por aqui falando sobre implante subglandular e submuscular e como funciona o pós-operatório. Acompanhe nosso blog e confira a série sobre mamoplastia em nosso Instagram .

 

 

2 respostas
  1. Sandra Rueda
    Sandra Rueda says:

    Gostaria de saber ,se quem já fez mamoplastia redutora, pode fazer outra ,para levantar ou colocar silicone.

    Responder

Deixe uma resposta

Gostaria de participar?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *